• Autor Bernardo Cinelli de F. A. E Silva
  • Ano 2014/1
  • Localização -22.908759, -43.213708
  • Resumo

    O projeto para o trabalho final de graduação é de uma estação de trens de alta velocidade conectando rio de janeiro a São Paulo. Estudo realizado por empresa especializada, contratada pelo governo aponta o terreno ao lado da estação Barão de Mauá, pertencente ao próprio governo, como o ponto de partida para o trem de alta velocidade. Aproveitando este estudo, o terreno escolhido para o trabalho final de graduação será o mesmo. A localização definida para o projeto é muito pertinente, uma vez que se localiza no principal eixo de desenvolvimento, definido pela operação urbana porto maravilha, onde estão previstos edifícios de até cento e cinquenta metros de altura. A localização também se beneficia pela proximidade de projetos destinados aos jogos olímpicos, como a Vila de Mídia e árbitros, e a construção de um grande centro de convenções com hotel cinco estrelas, dentro do projeto ‘’porto olímpico’’. Estação, a avenida Francisco Bicalho é uma via de ligação muito importante tendo acesso direto a grandes eixos viários, como a Radial Oeste, o túnel Rebouças, a av. Presidente Vargas e o Gasômetro, funcionando como uma via de distribuição para todas as regiões da cidade. Está previsto a implantação de um corredor exclusivo de ônibus sobre a avenida Francisco Bicalho, além de estar próxima da estação de trem praça da bandeira, metrô cidade nova e do futuro VLT do porto, confirmando a grande facilidade de acesso, essencial para uma grande estação de trem. Uma vez que o trem de alta velocidade ligará os centros das cidade do Rio de Janeiro e São Paulo, onde se concentram sedes de grande empresas e escritórios, o público alvo deste projeto é o corporativo, tal qual acontece na ligação aérea, este grupo de pessoas precisa da agilidade de locomoção, facilidade de acesso e serviços eficientes.


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