• Autor Deborah Bretas da Silva
  • Ano 2013/2
  • Resumo

    Porto Olímpico x Morro do Pinto: Um Novo Encontro Introdução Uma nova cidade vem sendo construída dentro de uma cidade já consolidada, com seu valor histórico e vida ativa, esta se transforma. Os vazios urbanos, os conflitos e contrastes gerados a partir dessa transformação. ? Questão: Uma nova cidade deve ser livre para ser formada, independente da existente? A cidade antiga deve ser mantida e preservada, impedindo-se grandes intervenções? ? Proposta: Um Projeto de Encontro. Objetivo Propor a requalificação urbana e uma faixa de proteção na área do encontro através de diretrizes arquitetônicas, revitalização da paisagem e projeto de mobilidade. Objeto Percurso histórico que remete a antiga orla e trapiches antes do aterro da área portuária ? da Igreja de Santo Cristo, pela Rua Santo Cristo, por esta até a Rua Pedro Alves, por esta, até a Praça Patrão Mor de Aguiar. Conhecimento do Problema ? A História do local, desde as primeiras ocupações até a implantação do Porto Maravilha. ? O Morro do Pinto: legislação (SAGAS, APARU, bens tombados e preservados), impacto do Reservatório no Parque Machado de Assis, população, equipamentos urbanos, comércio, serviços, espaços de lazer e convivência, vida e o cotidiano da população. ? O Projeto do Porto Maravilha: legislação - CEPAC?s e sistema viário totais, projeto geométrico e legislação específica do setor D e Rua Pedro Alves. Métodos e Procedimentos ? Técnica do distanciamento x aproximação: vistas aéreas e escala do lugar; vista e escala do pedestre. ? Levantamento de campo - O Percurso: visão serial, pontos notáveis e de interesse arquitetônico e cultural, apropriações, fluxos, comércio formal e informal, estacionamentos, arborização, mobiliário urbano, conservação do público e do privado. Através do conhecimento do problema histórico (por meio de pesquisas) e físico (levantamento de campo e análise deste) será desenvolvido o ?Projeto da Paisagem?. Projeto da Paisagem 1. Projeto de Mobilidade Transformar o percurso trabalhado de modo a favorecer pedestres e ciclistas, com ciclovia, ?calçadão?, e traffic calms. ? Santo Cristo: Duas faixas de rolamento para automóveis, mantendo fluxo atual. ? Pedro Alves: Uma faixa de rolamento para automóveis com um único fluxo (sentido sul) ? justificado através dos fluxos do entorno. 2. Projeto dos Espaços Edificados Proposta para Morfologia Urbana - O Plano de Massa Levantamento/fichamento das edificações do percurso, identificando tipo, estado, uso, problemas e potencialidades. Definição de limites construtivos, no caso de uma nova edificação. 3. Projeto dos Espaços Livres Projeto para a via e espaços livres desde a Igreja de Santo Cristo até a Praça MorAguiar. ENCONTRO INTEGRAÇÃO REQUALIFICAÇÃO PATRIMÔNIO


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