• Autor Bruno Caio de Oliveira
  • Ano 2013/2
  • Orientador Diego Anibal Portas
  • Premiações Ópera Prima/2014
  • Resumo

    O trabalho em questão refere-se a uma proposta de integração da cidade universitária da UFRJ ao contexto urbano de seus arredores. Para tal, são propostos edifícios-travessia, abrigando além da infraestrutura necessária para o acesso de pedestres e bicicletas entre os dois bairros, equipamentos de usos de lazer, institucionais e de extensão universitária, permitindo permanente vitalidade a esses espaços, além da requalificação de vazios urbanos adjacentes ao equipamento. Os edifícios-travessia serão articulados também ao projeto Maglev Cobra, desenvolvido pela COPPE, que se trata de um sistema de transporte de massa baseado na tecnologia de levitação eletrodinâmica, o que permite maior eficiência, custos reduzidos e maior adaptabilidade a diferentes situações urbanas em relação aos modais vigentes. A malha viária original proposta pelo Plano Diretor para o Maglev Cobra será estendida e dividida em 4: A primeira interna à ilha, a segunda circular entre os bairros da Maré e Cidade Universitária, a terceira conectará os dois principais aeroportos da cidade ( Galeão e Santos Dumont), realizando assim o eixo Zona Norte - Zona Sul, a quarta e última conectará os bairros à zona oeste ao longo da linha amarela.


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