Resumo
O projeto propõe uma intervenção no bairro de Sampaio, Zona Norte do Rio de Janeiro, reinterpretando infraestruturas urbanas historicamente desintegradas com seu entorno. Sampaio foi marcado pela chegada da ferrovia no início da consolidação do subúrbio carioca e, posteriormente, por outros eixos viários como a inacabada Linha Verde: fruto do Plano Doxiadis, que ainda hoje deixa cicatrizes no seu território - como a ruína do Viaduto Eng. Armando Coelho de Freitas. A identificação oficial do local como bairro ocorreu apenas em 1981, dois anos após a inauguração do Túnel Noel Rosa (também pertencente a Linha Verde), mostrando como sua identidade sempre esteve condicionada a essas grandes obras metropolitanas. A proposta deste trabalho rejeita a lógica da demolição e defende a apropriação das infraestruturas como projetos arquitetônicos, dessa forma visando o desenvolvimento de um maior grau de urbanidade onde quer que elas pousem na cidade. Os ensaios se estruturam em três estratégias principais: conectar (passarela e escada), mimetizar (muros e pilares em comércios e serviços) e evidenciar (intervenções como o projeto âncora na Pedreira e os PIN/pilares que evidenciam a presença de Sampaio no mapa).
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