Resumo
O trabalho propõe uma leitura urbana da cidade do Rio de Janeiro por meio da discografia solo do rapper Marcelo D2. A pesquisa é elaborada a partir de uma análise que revela que as canções do artista, ao narrarem vivências subalternas, memórias coletivas e denúncias sociais, atuam como ferramentas de leitura crítica da cidade, principalmente dos territórios subalternizados, de modo a amplificar sua voz. A análise da discografia em conjunto com a construção de nebulosas, cartografias musicais e a análise temporal da cidade foram instrumentos metodológicos para a visualização de eixos temáticos principais associados as canções selecionadas para o estudo. Desse modo, foi possível o levantamento e a investigação de aspectos ligados à violência urbana agenciada ao estado, assim como identidade atrelada ao território suburbano e cultura como elemento fundamental no território da Lapa. Através da discografia de Marcelo D2 torna-se possível abrir debates sobre a cidade de modo a analisar criticamente processos ocorridos, articulando com as escrevivências do artista e assim demonstrar como o espaço urbano é refletido na arte, que na obra de D2 permite visualizar a cidade para além dos seus marcos oficiais e turísticos.
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