Resumo
O presente trabalho se trata de um plano de sistema de espaços livres públicos em um recorte do subúrbio ferroviário carioca. A área estudada se concentra, principalmente, em um grande trecho do bairro Méier e em trechos de bairros adjacentes a ele, sendo estes: Lins de Vasconcelos, Engenho de Dentro e Todos os Santos. Como uma das localidades que tiveram o ápice do seu desenvolvimento urbano estabelecido a partir da expansão da linha férrea de trens para as áreas mais periféricas da cidade, possui características provenientes dessa transformação. Em virtude disso, atualmente, o seu tecido urbano é fragmentado pelo trajeto da ferrovia, altamente adensado, com elevado índice de ocupação do solo. Tendo isso em vista, o tema central deste trabalho surge a partir dessa constatação. Os espaços livres públicos mais expressivos são as ruas e avenidas, dedicadas ao trânsito de veículos principalmente. Por consequência dessa conformação, há uma escassez de áreas verdes e de espaços como praças e parques, de forma que possam contribuir para a qualidade de vida da população e para as necessidades ambientais do local. Sendo assim, o trabalho propõe desenvolver um sistema de espaços livres públicos para o recorte escolhido, a fim de compor um plano articulador que atenda satisfatoriamente os âmbitos sociais, ambientais e culturais, buscando romper com os problemas recentes já mencionados.
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