• Parque Rio Alcântara: mitigação de cheias, adaptação climática e lazer público em São Gonçalo, RJ. retornar à pesquisa
  • Autor Julia da Silva Fernandes
  • Ano 2024/2
  • Resumo

    O presente trabalho é desenvolvido a partir da análise das principais dificuldades enfrentadas pela cidade de São Gonçalo, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Desde sua urbanização, a alta densidade populacional e a carência de políticas públicas adequadas têm impactado diretamente a qualidade de vida dos moradores, refletindo nas suas experiências cotidianas no ambiente urbano. A articulação entre a necessidade de espaços públicos de qualidade próximos e a presença de territórios suscetíveis a alagamentos na cidade se torna o ponto de partida para o projeto. Desse modo, a proposta utiliza estratégias diretamente relacionadas à construção de cidades resilientes e sustentáveis, ao introduzir os conceitos de Soluções Baseadas na Natureza e Trama Verde e Azul. O projeto se desdobra, então, a partir de análises cartográficas e conceituais, como a aplicação sistemática de estratégias ambientais, com o objetivo de remediar e mitigar as enchentes causadas na Bacia Urbanizada do Rio Alcântara. Conta com a presença de espaços de lazer, cultura e identidade, estabelecendo um diálogo direto com o entorno imediato e promovendo o avanço de soluções ecológicas que podem ser implementadas na cidade.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.