• Parque Urbano Sensível à Água: Uma nova proposta para o Parque Poeta Manuel Bandeira no Cocotá, Ilha do Governador retornar à pesquisa
  • Autor Letícia Madeira Jardim
  • Ano 2024/2
  • Tema(s)
  • Resumo

    O presente trabalho tem como objetivo propor um projeto de requalificação para o Parque Poeta Manuel Bandeira no Cocotá, Ilha do Governador. O parque existente mesmo estando localizado em uma área aterrada com suscetibilidade natural para alagamentos não incorpora em seu projeto estratégias para mitigar essas ocorrências, além de apresentar vários problemas característicos dos espaços públicos da Zona Norte do Rio de Janeiro como falta de iluminação adequada e descaso com manutenção dos equipamentos. A ideia de levar para uma área da cidade com escassez de equipamentos públicos de qualidade um parque que leve em consideração as dinâmicas das águas urbanas é mostrar que é possível alinhar desenvolvimento urbano e sustentabilidade mesmo em áreas consolidadas. As estratégias adotadas no parque se apresentam como exemplos do que pode ser implementado em toda a cidade em diferentes escalas. Incorporando a água como elemento principal, o projeto tem como premissa atrair a atenção da população para a forma como a vida urbana se relaciona com os corpos hídricos da sua paisagem e conscientizar sobre uma forma mais respeitosa de estabelecer essa relação.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.