• Reagindo ao Antropoceno - O desafio de projetar novos espaços no contexto de um futuro rumo ao ponto de não retorno. retornar à pesquisa
  • Autor Wallace Marques Alvim
  • Ano 2024/1
  • Localização -22.973159, -43.190376
  • Coorientador ---
  • Resumo

    Este trabalho propõe estudar cenários e projetar espaços em um futuro distópico imaginário, marcado por uma crise ambiental, onde as alterações climáticas aumentam o nível do mar em um contexto de área urbana densamente povoada. Busca-se a utilização e reintegração de ambientes abandonados e a criação de novos cenários desde uma perspectiva ficcional e otimista. A proposta explora estratégias para transformar esses espaços em áreas habitáveis, estabelecendo um diálogo entre modo de vida, arquitetura e a necessidade de enfrentar desafios extremos para assegurar um futuro viável e promover a resiliência humana. A coleta de importantes passagens literárias que ressoam com os temas da sociedade, da identidade e dos dilemas humanos é uma parte fundamental deste processo. O cinema, a ficção, os quadrinhos, a literatura, a filosofia, o design gráfico, projetos, artigos, a história brasileira e latinoamericana, são referências cruciais e pontos de partida para a reflexão sobre vivências e busca de soluções projetuais no contexto abordado por este trabalho. A tradução desse entendimento em processos de design e arquitetura é um desafio criativo e experimentativo. O bairro de Copacabana, com sua alta densidade populacional e sua trama urbana, oferece um ambiente ideal para explorar esse futuro cenário dado que não é possível cobrir toda a cidade do Rio de Janeiro para uma análise urbana mais aprofundada.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.