• Autor EMILY DA SILVA GOMES
  • Ano 2024/1
  • Localização -22.88102, -43.100541
  • Resumo

    Este trabalho final de graduação, retrata o projeto de uma Escola Estadual Adaptada, pensada em resposta à escassez de ambientes de aprendizagem acessíveis para crianças com alguma deficiência ou dificuldade de aprendizagem. O mesmo tem o objetivo de explorar o ambiente escolar, de forma a atender demandas que vão além das exigidas por crianças típicas, visto que, a inclusão se dá, a partir da valorização das diferenças e individualidades. A intenção projetual é explorar, através de estudos sobre acessibilidade, neuroarquitetura, psicologia ambiental, percepção e estimulação sensorial, como a arquitetura pode auxiliar a promover o bem estar, a inclusão e o desenvolvimento de crianças típicas e atípicas. Dessa forma, considerando as especificidades do público alvo, o projeto tem a finalidade de contribuir para a criação de um espaço que busca uma educação acessível, inclusiva e de qualidade. A instituição localiza-se no bairro Fonseca, Zona Norte de Niterói - município da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.