Resumo
Como falar de arquitetura sem mencionar os aspectos tangíveis que permeiam a concepção do espaço? Existem possibilidades para identificar espaços que se colocam como imersivos e que compreendem o corpo como parte ativa da experiência da obra? A partir da aproximação e contato com a arte como partido de discussão, esse Trabalho Final de Graduação buscou uma aproximação ao tema de cor-luz em arquitetura. A cor-luz é utilizada como parte de uma intenção poética em que se produz um efeito atmosférico no ambiente, explorando uma experiência multissensorial. Fundamentada em bases conceituais da fenomenologia e movimentos artísticos, é analisada a intenção poética de artistas como James Turrell, Olafur Eliasson, Steven Holl e Luis Barragán, investigando como suas obras interligam os processos de concepção e materialização no espaço, efeitos e condições de experiência, à luz dos conceitos de atmosfera (Zumthor, 2008), experiência corporificada (Pallasmaa, 2011) e quiasma (Merleau-Ponty, 1971).
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