Resumo
Apesar da prática social de preservação de objetos portadores de valores, por meio de um processo de estagnação do objeto físico, os edifícios existentes devem estar em constante avaliação para que seja possível sua adequação, em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental. O presente trabalho tem como objeto de estudo o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Presidente Tancredo Neves, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Este CIEP não atende mais às demandas dos usuários, principalmente frente aos adventos tecnológicos e à necessidade de um melhor gerenciamento dos recursos naturais. Nesse sentido, este trabalho propõe elaborar um projeto de intervenção projetual em um objeto arquitetônico existente, que é um marco para a arquitetura escolar brasileira, integrado ao conceito de arquitetura bioclimática. A metodologia empregada parte da compreensão de condicionantes teóricas, seguido de um estudo histórico da edificação e do seu entorno. Na sequência, foi realizada uma avaliação da edificação no seu estado atual e feito um estudo ambiental, com o propósito de identificar e pontuar problemas. Ao concluir o trabalho, foi desenvolvido um projeto de intervenção para o CIEP, reconhecendo sua capacidade e necessidade de ser um ambiente transformador na educação de jovens, bem como sua importância arquitetônica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.