• Autor Ana Carolina Pinheiro Sindico
  • Ano 2021/1
  • Coorientador Andréa Borde
  • Resumo

    A pesquisa e o projeto dedicam-se a temática do papel da arquitetura no processo de aprendizagem, a partir do questionamento de como o espaço físico da escola pode melhor contribuir para a concentração, estímulo e atração das crianças e adolescentes pelo ensino. Abordam-se questões relacionadas a pedagogia, aprendizado infantil e questões urbanas do sítio de intervenção. A partir disso, propõe-se um estudo sobre métodos pedagógicos alternativos e suas respectivas aplicações na arquitetura, buscando compreender como as decisões projetuais adotadas podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e coletivo no ambiente escolar. Além disso, a relação da escola com a comunidade é de grande relevância para o projeto e o objetivo é propor um equipamento educacional de grande centralidade e possível ambiente de afeto, pertencimento, cultura, educação e vivência. Assim, a proposta é projetar uma escola em que alunos, professores e a comunidade onde ela estará inserida possam usufruir com plenitude e que esse espaço possa contribuir da melhor forma para cada indivíduo, sendo estimulante, atraente e acolhedor. Justifica-se a escolha da temática em razão do desejo de propor uma escola em uma área que possua tal carência e por acreditar no poder transformador de um ensino de qualidade para o indivíduo, assim como no interesse em buscar e propor soluções projetuais que possam contribuir para o desenvolvimento e formação da criança, dessa forma, o projeto trata-se de uma escola seguindo os conceitos da Comunidade de aprendizagem.


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