• Viver o Centro: Novos Espaços Livres Públicos em Área Residencial do Centro Tradicional do Rio de Janeiro retornar à pesquisa
  • Autor Heloisa Silveira Pisa
  • Ano 2016/2
  • Resumo

    cidade do Rio de Janeiro vem sofrendo com um déficit de estar urbano, e, em áreas densamente ocupadas, uma estratégia para reverter esse problema é através de pequenas ações. Além disso, é preciso planejar a cidade também para seus moradores e oferecer espaços livres públicos de qualidade em diferentes escalas. Para projetos de pequena escala é preciso análises específicas. Deve-se estudar a demanda e a dinâmica local para garantir a presença e o envolvimento da comunidade no processo de mudança, criando laços entre os mesmos. Criar espaços com novas oportunidades que possam refletir a identidade da região, aumenta o sentimento de pertencimento e valoriza a memória, transformando o que antes era um simples espaço em um lugar com valores e significados. Tendo em vista as vantagens que um espaço livre público de qualidade traz para a comunidade entro é um projeto que, através da reativação dos vazios urbanos, propõe novos espaços livres públicos numa área residencial, no centro da cidade do Rio de Janeiro, carente desse tipo de espaço. Hoje, segundo o IBGE, o centro possui 26% do seu território com uso residencial. Ao analisar a distribuição dos usos no mapa, percebemos que a concentração de residências está principalmente na região da Lapa, Bairro de Fátima e Cruz Vermelha, mesma região onde é constatada uma deficiência na oferta de espaços livres públicos. No geral, o espaço público da área estudada não acompanhou a sucessão de transformações ocorridas pela passagem do tempo e aos poucos parou de refletir sua identidade. Sendo assim, foram selecionados dois terrenos e, através de análises, identificados problemas e potencialidades que serviram de diretrizes para criação de projetos que atendessem às novas demandas, mas também valorizassem a importância histórica da região, visando reagregar valores à região.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.