Resumo
O trabalho de graduação proposto se insere dentro das discussões das atuais práticas pedagógicas em Arquitetura e Urbanismo e envolve a relação direta entre os espaços de ensino e aprendizado e as questões didáticas. O estudo de caso aqui proposto é o Edifício Jorge Machado Moreira (JMM), objeto concebido originalmente para abrigar a então Faculdade Nacional de Arquitetura – FNA, atual Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUUFRJ. O JMM foi um dos primeiros, na américa latina, concebido, projetado e construído para uma escola de arquitetura, durante a década de 1950, sob a discussão e influência das ideias do movimento moderno tanto do ponto de vista arquitetônico como do ponto de vista educacional (GUEVARA, 2018). O presente trabalho entende que os ambientes concebidos e construídos do JMM são simultaneamente moldados e modelam um projeto pedagógico que vai além de um projeto de escola, mas acompanha um ideal de progresso e vanguarda para a nação, quando a capital ainda era a Cidade do Rio de Janeiro. Contudo os espaços que coadunavam pensamento e prática foram paulatinamente sendo transformados, seja por novas práticas pedagógicas, seja por novas formas de ocupação. Ao longo dos anos isso comprometeu certas características formais, descaracterizando seus espaços, soluções programáticas de setorização e soluções pedagógicas previstas originalmente em projeto. Tais transformações, foram responsáveis em parte pelo processo de desgaste e deterioração, pois muitas das intervenções resultaram de ações momentâneas, desordenadas e sem um plano geral criterioso, resultando em espaços incongruentes e desconexos com a realidade pedagógica do século XXI. Sendo assim, este estudo visa discutir soluções, propostas e diretrizes projetais voltadas à readequação e reestruturação dos espaços existentes, definindo espaços-tipo de ensino e aprendizagem necessários para o desenvolvimento de práticas pedagógicas contemporâneas em Arquitetura e Urbanismo, em especial aqueles voltados para prática projetual e de discussão teórica realizadas no Bloco A do JMM. Tal iniciativa de estudo se faz necessária a partir do momento que os espaços de ensino e aprendizagem do JMM deixaram de se relacionar intrinsecamente com as propostas didáticas atuais praticadas, sendo necessário a atualização e adequação da infraestrutura que garanta a qualidade de ensino da instituição. Paralelamente, é primordial que tais ações de adequação estejam em consonância com o valor patrimonial do bem, uma vez que o JMM obteve seu tombamento provisório definido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em 29 de dezembro de 2016, após os estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH. Visto isso, acredita-se que o desenvolvimento do presente trabalho contribuirá para a obtenção de resultados factíveis que ajudem a direcionar novas formas de ocupação, auxiliando da melhor maneira possível a administração de suas futuras propostas.
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