Resumo
Esse trabalho final de graduação define-se como uma intervenção no Armazém Docas Dom Pedro II, conhecido como Centro Cultural Ação da Cidadania ou simplesmente Galpão da Cidadania. Essa nomenclatura se dá pelo galpão ser sede da ONG Ação da Cidadania desde 2003, cuja atividades se originaram com iniciativas de combate à fome, e atualmente se expandiram para projetos sociais diversos. Apesar das atividades e cuidado exercido pela ONG, o espaço, tombado em 2016 pelo IPHAN, encontra-se subutilizado e em estado de conservação decadente e com obras inacabadas. Assim, o projeto visa restaurar e revitalizar o edifício implementando um novo programa e espacialidade que gere um uso mais adequado e um fluxo maior de usuários. O programa proposto resume-se em quatro instâncias: atividades da ONG e administrativas, museu e centro cultural, escola de gastronomia e empreendedorismo e mercado público. O museu e centro cultural justifica-se pelo grande valor histórico e pelo local aonde se encontra. Localizado na região da Pequena África, na Zona Portuária, o armazém possui uma relação intrínseca com a história da chegada dos negros no país, e portanto possui forte herança africana. O Cais do Valongo, porto de chegada de escravizados na cidade, localiza-se exatamente em frente ao edifício, estreitando ainda mais essa relação. Ainda, desde sua construção, em 1871, o galpão representa uma luta pelos direitos negros e humanos ao ter André Rebouças, engenheiro responsável, proibir a utilização de mão de obra escrava durante a construção. Já a escola surge como proposta de incentivo às atividades de ensino que existem atualmente, porém em uma escala maior. O objetivo é que a escola possua um projeto de aulas de capacitação e cursos soltos para atender uma demanda social, ou seja, um projeto de gastronomia social, no qual a comida é utilizada como agente de transformação e mudança. A escolha por gastronomia se dá pela história da ONG e sua relação com o projeto Fome Zero, e também por ser um ramo que possibilita diversas aplicações no mercado de trabalho. Além disso, a gastronomia representa também uma relação com a cultura e, portanto, o museu. Já o mercado possui três objetivos: possibilitar uma experiência prática para os alunos e a inserção no mercado de trabalho, atrair as pessoas e aumentar o fluxo de usuários do galpão e por último, ajudar a viabilizar o projeto a partir da renda gerada.
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