Resumo
A proposta consiste na criação de um Parque Urbano no bairro do Éden, localizado no município de São de Meriti, na Baixada Fluminense. São João de Meriti destaca-se por ter a maior densidade (139hab/ha) e uma das menores proporções de áreas verdes (0,13%) entre os municípios que compõem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A sua população tem na Cidade do Rio de Janeiro o seu maior polo de empregos. A rede urbana é precária, com um sistema insuficiente de espaços livres e poucos equipamentos culturais e locais públicos de sociabilidade.
O projeto opera a liberação do solo para o Parque por meio da elevação em viaduto da linha férrea do Ramal Santa Rita, uma linha auxiliar que funciona para o transporte de minério da MRS Logística S.A. Diferente dos demais eixos ferroviários na região, o Ramal Santa Rita possui apenas um trilho e uma faixa livre e não edificável de 25m de largura. O Plano de Desenvolvimento Urbano do eixo Pavuna-Arco Metropolitano, desenvolvido pela Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, estabelece a criação de um eixo estruturador de desenvolvimento desse ramal por meio da implementação de um VLT para transporte de passageiros.
O Parque Urbano se aproveita da reestruturação do vetor ferroviário, e alia a ela a criação de uma nova área livre em uma importante centralidade. A estratégia do projeto consiste na não hiper-definição programática de atividades, buscando dotar os espaços de qualidades espaciais que permitam a livre apropriação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.