• Autor Maria Carolina Sampaio
  • Ano 2018/2
  • Localização -23.017955, -43.472043
  • Resumo

    INTRODUÇÃO E OBJETIVOS O projeto “Entrequadras” consiste na revitalização e requalificação da Alameda Sandra Alvim, situada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, transformando-a em um parque linear público. Além disso, tem como intenção fazer uma ligação direta entre a Avenida das Américas e o Parque Natural Municipal Chico Mendes, passando pela Praça Heitor Bastos Tigre, tornando a Alameda um “portão de entrada” para o parque. _OBJETIVOS PRÁTICOS: Trazer mais segurança para a região Melhorar o fluxo pedonal Criar atrativos de lazer e estar para os moradores Reconectar os moradores ao meio ambiente e à comunidade local Recuperação ambiental da região da Alameda Educação socioambiental Valorização da comunidade Melhoraria na qualidade de vida dos moradores Revitalização da Praça Heitor Bastos Tigre, relacionando-a diretamente com o parque linear Maior divulgação do Parque Chico Mendes | JUSTIFICATIVA A área de intervenção situa-se em uma região de considerável fluxo de pedestres, que infelizmente está subutilizada e não oferece nenhum equipamento urbano, de lazer ou estar para os moradores do bairro. A Alameda Sandra Alvim se localiza em um ponto quase central do bairro e se estende desde a Praça Heitor Bastos Tigre, próxima à Av. das Américas; até a Av. Jarbas de Carvalho, onde se encontra o Parque Chico Mendes; cortando transversalmente diversas ruas residenciais, como a Av. Genaro de Carvalho. A região da Alameda tem medidas aproximadas de 38m de largura x 580m de comprimento e área aproximada de 21.334 m2 e a Praça Heitor Bastos Tigre tem área de 4.378m2. Atualmente a Alameda Sandra Alvim não tem projeto de iluminação pública nem vigilância, o que faz com que muitos moradores não frequentem a região. O projeto de um parque linear poderia trazer mais vitalidade para o local, favorecer o fluxo de pedestres e ciclistas, além de trazer atrativos e mais segurança para a região e comunidade local. Uma análise importante a ser feita é o dos meios de transporte públicos do bairro. O bairro do Recreio tem como característica uma grande deficiência nos meios de transporte públicos, uma vez que as linhas existentes não circulam nas ruas “internas” do bairro. Atualmente as únicas ruas contempladas com a circulação de transporte público são: Av. das Américas, Av. Gláucio Gil, Av. Lúcio Costa e Av. Guiomar Novaes. Como consequência, os moradores necessitam se deslocar pelo bairro internamente para conseguir acesso aos meios de transporte públicos. A região da Alameda, hoje em dia, é considerada uma área de circulação e travessia; principalmente por conta dessa necessidade de deslocamento dos moradores e trabalhadores locais. O PROJETO De início, busquei entender melhor a área de intervenção e o porquê da existência de uma área dessa extensão, subutilizada. Foram analisadas as Plantas de Projetos Aprovados de Loteamento (PLA) da região e dessa forma pude constatar que a região da Alameda foi uma região projetada, conforme o projeto aprovado de loteamento (PAL 17906), para ser uma “faixa arborizada” no bairro. Outra característica importante do bairro é a do gabarito baixo e ser um bairro predominantemente residencial com prédios de 3 pavimentos. Ao projetar busquei trazer novas atividades para o local e ao mesmo tempo evitar que a Alameda perdesse sua característica de “corredor verde”. Evitei grandes construções para não entrar em conflito com as características do entorno e mantive todas as árvores preexistentes no projeto. PROPOSTA DE PROGRAMA O programa pensado para o parque tenta conciliar áreas de lazer, estar, passeio, programas sociais, educação socioambiental e recuperação ambiental. ❖ Áreas de esportes e lazer: quadras esportivas, playground infantil, espaço fitness, mesas de jogos ❖ Áreas de estar ❖ Ciclovia e bicicletários ❖ Horta comunitária ❖ Apoio à horta comunitária ❖ Parcão para cães ❖ Apoio à Associação de Moradores do Recreio (AMOR) ❖ Quiosques ❖ Projeto de iluminação


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