Voltar Mapa de projetos Visualização por autor

O design permacultural na educação: Escola Waldorf em Visconde de Mauá

Clície da Silva Correa Salgado
Período: 2018/2
Orientador(a): Eunice Bomfim Rocha
Coorientador(a): Priscila Gonçalves Santos

Diversidade e Mistura, Mudanças e Emergências

Pranchas em panorama Plantas

Resumo do projeto

Este trabalho propõe a implantação de uma escola de pedagogia Waldorf com design permacultural. Proposta pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner no período de caos social após a 1ª Guerra, a pedagogia Waldorf dedica-se ao desenvolvimento físico, emocional, espiritual e artístico da criança, propõe uma educação para a liberdade, a favor do coletivo, com respeito às individualidades humanas e ao meio ambiente. A permacultura, sistema de princípios de planejamento de ‘assentamentos humanos’ que simula os padrões dos ecossistemas naturais, proposta pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren, conecta-se à proposta de Steiner como soluções práticas na construção de uma nova ordem social. A escola objeto deste projeto estará localizada na Vila principal de Visconde de Mauá. Em um terreno de 7000m2 será implantada uma escola bioconstruída em terra crua (adobe e cob), com coberturas em bambu, apoiada sobre plataformas a 0,40m do solo, direcionada inicialmente a crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. O programa contará com: Salas de aula Educação Infantil; Salas de aula Ensino Fundamental; 2 Refeitórios; Sistemas de hortas; Sistema agroflorestal; Sala de música; Ateliês; Pátio coberto; Biblioteca; Auditório; Vestiários; Sala terapêutica; Sala de orientação educacional; Sala dos professores; Sala de orientação pedagógica; Sala da direção; Secretaria; Copa; Banheiros funcionários; BET (Bacia de evapotranspiração); Cozinha solar; Banheiros secos.