O Portal MIDIATECA DA FAU/UFRJ, lançado em 2013, disponibiliza os Trabalhos Finais de Graduação (TFGs) dos últimos anos. Trata-se de uma base de dados de grande valia não apenas para a difusão do acervo, como também para a análise e reflexão teórica da produção recente da FAU. A plataforma permitirá uma visão panorâmica importante da produção do curso, ajudando a identificar tendências e questões no ensino e prática do projeto.

Os TFGs, implantados desde 1998, são individuais, de tema livre, são submetidos a duas bancas compostas por, no mínimo, três arquitetos e urbanistas – orientador, um docente interno e um externo à FAU. A partir de 2000, o TFG passou a ser desenvolvido ao longo de dois períodos letivos, o que permitiu o aprofundamento e amadurecimento da proposta. Em 2012, as bancas, por sua vez, foram ampliadas para quatro arquitetos e urbanistas, incorporando mais um docente interno.

Contando com a colaboração de diversos monitores voluntários e bolsistas, o sistema passou por atualizações e, nesta nova fase, pode ser acessado em vários tipos de dispositivos. As consultas podem ser feitas a partir de diversos tópicos – temas, autores, períodos, orientadores, avaliadores, local – enriquecendo e multiplicando as possibilidades de difusão e de aplicação da produção da FAU. Destacam-se diversos trabalhos premiados regional, nacional ou internacionalmente, que atestam o valor do conjunto e a qualidade da formação oferecida na instituição.

O Portal, viabilizado inicialmente graças a recursos da FAPERJ, vem sendo alimentado constantemente com as novas produções e, em breve, será enriquecido com a recuperação de trabalhos mais antigos armazenados em CDs, DVDs e pranchas impressas. Espera-se incorporar os dados disponíveis na plataforma anterior – Mediateca do TFG – para completar o registro dos trabalhos de TFG da FAU/UFRJ e ampliar a base de dados para outros trabalhos de síntese do curso.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.