Resumo
O trecho selecionado, entre as estações de Bonsucesso até Parada de Lucas, do ramal de Saracuruna, apresenta uma possibilidade continuidade da busca pela melhoria do sistema e de todas as partes envolvidas, sendo embasado pela correlação de dados históricos, socioeconômicos, culturais, ambientais e de infraestrutura viária. Ao propor as alterações, busca-se estimular a reconexão dos habitantes, fixos ou temporários da região, por meio da proposição de novos acessos viários térreos, acrescido de um parque urbano linear paralelo a via, com jardins de vegetação nativa, equipamentos esportivos e infraestrutura comercial, de acordo com o perfil de cada região. A integração cidade-floresta é um objetivo idealizado ao projeto, ao transpor para uma região pouco valorizada a densificação arbórea, agregando vegetação a espaços de lazer e vias públicas antes obstruídos. A requalificação do ramal de trem abre espaços para integração dos bairros que são segregados pela Av. Brasil e linha férrea, a proposta do parque linear sob a linha apresenta alinhamento as demandas da AP3 e ao Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.