• ARQUITETURA DE TERRA NA PRODUÇÃO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO BRASIL: ESTUDO DE CAMPO NA OCUPAÇÃO SOLANO TRINDADE retornar à pesquisa
  • Autor Luiza Neves Dantas Teixeira dos Santos
  • Ano 2022/1
  • Localização -22.73704, -43.31008
  • Orientador Thiago Melo Grabois
  • Resumo

    Vivemos hoje “tempos de trevas”, é preciso agir com urgência em prol da recuperação de nosso planeta e da diminuição da miséria. Para isso é imprescindível reduzir o déficit habitacional e os impactos ambientais da construção civil. Diante disso, a arquitetura de terra aparece como uma alternativa. Por mais que haja exemplos bem-sucedidos do uso da terra na arquitetura, que seja reconhecido e comprovado seu valor histórico e atual no contexto do desenvolvimento sustentável, existem alguns fatores que atrasam o processo de retomada dessas práticas construtivas em nosso país. Há atualmente no Brasil diversos grupos atuando junto de movimentos sociais de luta por terra e moradia, prestando assessoria técnica, onde a construção com terra crua vem sendo pauta. Isso pode contribuir para que haja maior autonomia nas decisões relacionadas às práticas construtivas e participação de todos os atores envolvidos, dentro de um processo de autogestão, na produção de habitação. Este Trabalho Final de Graduação é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que tem como objetivo documentar as ações em torno da produção de Habitação de Interesse Social utilizando técnicas de construção com terra na Ocupação Solano Trindade. Da revisão bibliográfica formou-se a base teórica para analisar os dados coletados em campo, para além de documentar as ações no território, identificar possíveis lacunas, e apontar direcionamentos para a produção de moradias utilizando a técnica de BTC.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.