• Autor Vinícius Carlos de Medeiros
  • Ano 2018/2
  • Localização -22.789647, -43.000331
  • Premiações Arquisur - Selecionado/2019
  • Resumo

    Sinapse é a estrutura responsável pela transmissão de sinais eletroquímicos entre neurônios, realizando a conexão, entre células vizinhas; É também a região onde os impulsos nervosos são transformados. Da etimologia da palavra, surgem os dois termos que, agregados, expressam o propósito deste projeto: transformação e conexão.

    Localizado na cidade de São Gonçalo, no bairro Jardim Catarina, que é considerado o maior bairro da América Latina e possui alto índice de pobreza e violência, o trabalho propõe a criação de pequenos e médios equipamentos em pequenos lotes ou remembrados, que conectados formam um sistema aberto de gestão comunitária e que possui como objetivo realizar transformações socioculturais e urbanas no bairro. A fim de compreender todo o território, são propostos seis equipamentos em lotes vazios, estrategicamente selecionados segundo seus contextos imediatos e com todo o programa de necessidades pensado a partir das vocações e necessidades do bairro. Dessa forma, lotes que antes foram pensados para residências de tipo unifamiliar e com muros altos, agora são pensados como espaços comunitários, com oferta de educação, cultura e geração de renda, reforçando uma identidade local, implementando uma recaracterização de aspectos físicos na estrutura urbana e acreditando em cada projeto como agente transformador e ativador dos espaços na composição social do bairro, podendo também ser replicado em outros territórios similares no Brasil e em toda a América Latina.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.