• Autor Julia Roizemberg Bahiana
  • Ano 2018/2
  • Localização -22.784853, -43.367944
  • Coorientador Aline Pires Veról
  • Premiações Prêmio Rosa Kliass - Selecionado/2019
  • Resumo

    Este trabalho tem como objetivo o entendimento do sistema constituído pelos elementos formadores do recorte de estudo com finalidade de traçar proposições que o estruturem. Diante da necessidade de uma melhor compreensão sobre cidade-natureza e com base na visão sistêmica que reconhece a bacia hidrográfica como unidade de planejamento, o recorte é a sub-bacia do rio Sarapuí, na Baixada Fluminense.

    A ponte que pretende-se construir na prática, pois, se apoia na teoria de uma abordagem ecológica do desenho da paisagem.

    O rio Sarapuí é um dos principais afluentes da bacia Iguaçu-Sarapuí. Percorre cerca de 36km, de sua nascente no município do Rio de Janeiro, à foz do rio Iguaçu, que deságua na Baía de Guanabara. Cruza a Zona Oeste da capital e as cidades de Nilópolis, Mesquita, São de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias e pertence ao Bioma Mata Atlântica. Sua biodiversidade e uso do solo são estratégicos no debate sobre a água e saneamento ambiental na Baixada Fluminense.

    Perante a intenção, foi realizado o diagnóstico físico-ambiental do recorte de planejamento, a sub-bacia do Sarapuí; além deste produto escrito e o mapeamento das características determinantes do território por meio do ArcGIS, com base no banco de dados produzidos por alguns estudos e institutos disponibilizados online e outros.

    A proposta se resume a organização de um sistema de espaços livres associado às medidas de mitigação na gestão dos recursos hídricos contra os riscos ambientais. Portanto, é apresentado como produto: compartimentação em unidades de paisagem; projeto de faseamento; de macrozoneamento; caderno de diretrizes paisagísticas para cada macrozona; e, por + m, detalhamento e aplicação da macrozona 03.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.