• Autor Stella Oberlaender Martins
  • Ano 2017/2
  • Resumo

    Após compreender a demanda do local, optou-se em projetar uma escola de Ensino Fundamental, que espacialmente comporte ferramentas de ensino diferenciadas, visando educar crianças para a vida, confiantes, criativas, e que encontrem ali novas zonas de conhecimento. Podendo assim direcionar seu próprio caminho com experiências adquiridas desde jovem. Após uma consulta informal à Secretaria Municipal de Educação, onde foram debatidas diferentes zonas carentes da cidade, ficou definido intervir no bairro do Engenho do Mato, por ser dentre outros, o local que mais demanda uma Escola de Ensino Fundamental. O bairro que localiza-se na Região Oceânica da cidade, e está nos limites do município é cercado por zonas ainda pouco desenvolvidas, sem calçamento e saneamento, em contraste dos condomínios luxuosos dos bairros vizinhos, mais próximos das praias. Trata-se de uma zona jovem da cidade, com muitos projetos de melhorias, tanto no transporte quanto em infraestrutura. A proposta acredita que com os estímulos corretos e suportes sociais podemos melhorar a sociedade que hoje vivenciamos. Novos modelos de ensino estão sendo debatidos, entre estes a volta da educação integral. Além disso, outros sistemas de aprendizagem foram estudados, buscando conformar esse novo espaço projetado. Sendo assim é essencial oferecer ferramentas de autoconhecimento que permitam que cada um se conecte com suas melhore habilidades, e possam investir assim em sua criatividade, usando posteriormente essas especialidades na escolha de sua vida profissional. Além disso, o projeto parte de um propósito de educação colaborativa, isso está refletido desde o espaço desenhado, com o compartilhamento da zona educacional (por exemplo, o pátio central), como uma área única e de caráter social, usando da arquitetura como ferramenta de vivenciamento e aprimoramento das relações interpessoais.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.