• Autor Henriette da Silva Perbeils
  • Localização -22.897193, -43.194892
  • Orientador Daniela Engel
  • Coorientador Adriano Paiter Fonseca

Pertencente a região portuária, a Gamboa é um bairro histórico do centro do Rio de Janeiro. Faz parte da malha urbana antiga da cidade e foi local de moradia da aristocracia no passado. Recentemente, em 2010, com o programa de requalificação, reconstrução e revitalização urbana da região portuária (Porto Maravilha), uma nova estrutura foi construída com adição do VLT, criação do Boulevard Olímpico, reformulação da Orla Conde, Praça Mauá e a construção do Museu do Amanhã. Contudo, observa-se que em termos de habitação social pouco foi pensado. Bairros como Gamboa, Saúde e Santo Cristo continuam com estrutura precária e submetidos a gentrificação. O projeto propõe uma alternativa de inserção espacial, urbana, social e cultural dos moradores de baixa renda nesse contexto inédito da região portuária, para que, também possam usufruir das obras de reestruturação realizadas pelo programa Porto Maravilha. O terreno escolhido localiza-se na Rua do Livramento. O mesmo possui edificações preservadas pela APAC SAGAS que atualmente encontram-se em ruínas e muito degradadas. O terreno tem proximidade com elementos relevantes para o bairro e a região do Porto, como: O teleférico da Providência, o histórico Cemitério dos Ingleses, a Cidade do Samba, Boulevard Olímpico e etc... Nesse sentido, O projeto visa contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e uma cidade mais integrada, harmonizando o antigo e o novo que coexistem em quase toda a região portuária.